quarta-feira, 15 de abril de 2009

Eu estava lá, tentando fazer minha parte!

Quinta-feira, 02 de abril de 2009, mais de 1.500 pessoas coloriam a Cinelândia, no centro do Rio, clamando contra a corrupção, a impunidade e a crise que já afeta milhões de brasileiros. Expressamos nosso apoio aos combativos parlamentares presentes, e, sobretudo, ao ilustre e perseguido delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, um exemplo de dedicação e coragem a ser seguido.

Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro uniram militantes do PSOL e pessoas comuns, num dos locais mais movimentados da cidade, palco de inúmeras manifestações populares ao longo da história do Brasil.

Eu, como cristão comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, e vendo a política como um meio efetivo de vivência da minha fé, juntei-me ao povo que gritava:"Vai Delegado do Povo, prende o banqueiro de novo", numa alusão ao trabalho do Dr. Protógenes na Operação Satiagraha, que culminou no indiciamento e prisão do poderoso Daniel Dantas, logo libertado por dois habeas corpus do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.

Naquela noite, tive a alegria de, pela primeira vez, ver pessoalmente alguém que para mim significa integridade e retidão desde que liderou a luta contra o falecido Antônio Carlos Magalhães, no episódio da violação do Painel do Senado - Heloísa Helena.

É uma pena que haja tanta diferença entre o número de pessoas que se reúne nas ruas para protestar contra o que tem sido feito e as que pagam para ir a shows ou para votar no Big Brother. Sinceramente, falta-nos consciência de que somos responsáveis por esse estado de coisas.

E é nisso que ressalto o poder que a igreja pode ter: conscientizar seus fiéis da importância da participação de todos na construção de uma sociedade mais justa. Todos, sobretudo os cristãos. Onde eles estavam no dia 2 de abril? Quantos se fazem presentes em eventos estúpidos - marcha para Jesus, shows-gospel - e ignoram manifestações que podem beneficiar a maioria da população.


ACORDA IGREJA! Jesus não se calou! Bonhoeffer não se calou! Luther King não se calou! Nenhum desses se limitou a orar! Nenhum desses se enclausurou num templo para praticar sua fé! E você, o que fará?

6 comentários:

  1. Isso tudo é muito legal, mas infelizmente, a populacha (gente comum), de tanto levar porrada, não acredita mais e prefere se divertir. Tanta esperança já foi perdida, tanto "creio" transformado em desespero que o 'povão' quer é sorrir de tudo e encher a cara de 'besteiras', afinal, não é assim que somos tratados: 'um bando de bestas'? As pessoas pensam que o povo não tem consciência, não sabe das coisas, não se importa... No entanto, o povo se faz de cego, surdo e mudo por 'medo'... no final, só ele se dana!Quando Jesus disse:"Cegos conduzindo cegos!", Ele disse isso com quem? Com o povão é que não foi, pois Ele sabe que o povão é que sabe das coisas... Afinal, não é o povão que vai herdar 'O Reino", ou eu tô enganado?

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber quem postou o comentário acima...

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, admiro sua coragem em falar sobre assuntos, que encomodam quem tem um meio de sobreviver, e se iludir com tantas coisas que não agregam nenhum valor na caminhada de um povo, que diz continuar seguindo os passos Daquele que sempre esteve do lado dos "pequeninos".
    Tô aqui tentando compreender o anômino e sua opnião, que discordo completamente. Herdar o "Reino" não significa cruzar os braços e deixar-se levar pela onda de extase. Herdamos os frutos de manipulações feitas por pessoas que tinham objetivos claros De sempre estar no poder, isso foi fácil porque tantas pessoas se justificam na desesperança para assistir tudo de fora e fazer críticas, escondida é claro, atrás do anonimato.
    ..."Vai Delegado do Povo, prende o banqueiro de novo"
    Que o Deus da Vida nos abençoe!

    Izalete - ES

    ResponderExcluir
  4. Leonardo é como chamamos nosso filho que diz: "Um dia 'inda vou ser gente!", o que significa que ele é qualquer outra coisa... Não tô me escondendo, o que eu não tenho é identidade, afinal, sou igual a tantos, apenas mais um número...Quanto a vocês, World transformers, acho que posso chamá-los assim, fiquem 'tentando compreender o anônimo", pois pelo que ES disse, vocês não entenderam foi nada mesmo. E como diz Raça Negra - "Que pena!"

    ResponderExcluir
  5. Bem... O que dizer? Talvez eu seja mesmo alguém que procura ser algo... Mas não por me sentir qualquer outra coisa, e sim por não me satisfazer com o que sou... Desde sempre alimento em mim a esperança de poder colaborar para diminuir a dor das pessoas... A minha dor... É óbvio que vivemos um momento de "desencantamento", de morte das utopias... Contudo, creio que ter 'medo' não resolve nada, se é que é o medo o responsável pela alienação que assistimos... Como disse no título da postagem: estou tentando fazer minha parte. E vou tentar sempre! Estou em busca de ser sujeito de minha própria história e daqueles que estiverem ao meu redor...
    "Quando morrer a utopia,
    Toda canção,
    Toda paixão,
    Toda razão, morrerão..."

    ResponderExcluir
  6. Cara...

    Eu sei quem é essa anônima (é uma mulher)...

    Já tivemos esse tipo de conversa por e-mail (eu e ela)!

    Vou te contar por e-mail e tu vai cair de costas!!!

    Só escuta o que tô te dizendo... Não dá bola pra torcida!!!

    Paz & Bem!!!

    ResponderExcluir