quarta-feira, 25 de março de 2009

"Por causa da opressão dos pobres, e do gemido dos necessitados, levantar-me-ei agora, diz o Senhor!" - Sl. 12.5


Uma das grandes vantagens daqueles que engendram a corrupção é vender a imagem de que ela é invencível e devastadora. Agimos em nossa sociedade como se tudo "tivesse que ser" do jeito que é, como se o que vivemos fosse deus, i.e., imutável.

Vendendo a imagem de que "as coisas são assim mesmo", admitimos que o valor da religião é de tão somente consolar as pessoas.

Bom, fico pensando se Deus resolvesse apenas consolar Israel no Egito. O que diria Ele? "Filhos meus, aquietai-vos. Os sofrimentos desse tempo não podem ser comparados com a glória vindoura. Submetei-vos às autoridades. Orem para que todos se convertam". Talvez essas fossem boas palavras. Boas, mas não divinas.

Deus não suportou ver o opróbrio daqueles/as a quem amava. Claramente percebemos Javé dizer que "ouviu o sofrimento do povo" e, agindo, libertou-os da opressão faraônica, estabelecendo um paradigma de sua ação: Javé é o Deus dos oprimidos. Todo o Antigo Testamento é construído sob a releitura do êxodo. Quantas são as vezes em que ouvimos: "Deus vos tirou do Egito..."? Assim, a libertação de Israel se constitui numa chave de leitura para o Antigo, ou, Primeiro Testamento.

No Novo, ou Segundo Testamento, uma outra imagem da opressão é a característica marcante dos fatos: a Cruz. Do início ao fim a cruz tem papel central. E o que ela é, senão símbolo da presença opressora dos romanos na Palestina? Mas Jesus não se importou com seu destino quando nos legou sua revolução de valores. Um choque diante da sociedade de seu tempo, encarando todas as estruturas: a tirania de Roma e o jugo de Jerusalém, com seu culto elitista, sustentáculo de toda a estrutura de dominação e exclusão da sociedade judaica.

Portanto, com Jesus não aprendemos a ser acomodados. Os ensinos de Jesus não podem ser usados como ópio. Pelo contrário, o compromisso com Cristo nos traz um desejo profundo de transformação. E transformação radical. Dê uma olhada no Cântico de Maria, Lucas 1.46-56, e perceba seu conteúdo altamente revolucionário, tratando a vinda do Messias como um poder capaz de subverter as estruturas sociais.

Por isso, pensar em Jesus hoje é assumir o compromisso de lutar por uma sociedade mais justa, contra todas as formas de opressão e contra qualquer tipo de ameaça à vida. E isso, em nosso país, exige de nós uma postura de luta contra a corrupção, a desigualdade social, a concentração de renda, o latifúndio, a repressão estatal e o uso da máquina pública contra o povo.

Certamente você ouviu falar do delegado Protógenes. Foi ele quem efetuou a prisão de Paulo Maluf, do contrabandista Law King Chong, de Daniel Dantas, de Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Só por isso merecia uma medalha. Mas o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, que hoje foi chamado de "leviano" e "veículo de maledicências" pela Associação dos Juízes Federais do Brasil - http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/03/25/a-integra-da-nota-da-ajufe-sobre-as-declaracoes-de-gilmar-mendes-754987250.asp - , justamente por sua defesa a Daniel Dantas, deseja de todas as formas ver Protógenes Queiroz na cadeia.

E nós, cristãs e cristãos desse país, o que faremos?

Eu tenho uma sugestão: lerei o Salmo 12 todo dia, até dia 2/04, na Cinelândia, poder expressar minha indignação.

Deus se levanta... E você?

4 comentários:

  1. "Feliz do homem que não toma partido dos maus"(Sl 1,1a)
    Gostoria muito de participar de forma real deste ato de coragem. Junto ao povo, clamar por justiça !
    Em sintonia com vcs desejo "que a justiça não nos seja indiferente".
    Abraço a todos e ânimo na caminhada!

    Izalete - ES

    ResponderExcluir
  2. Bah... Infelizmente não poderei comparecer...

    É que é aniversário da minha companheira, sabe... Só por isso, hehehehe...

    Mas te acalma... Neste dia estarei jantando com Mesters, Téa, Ildo, Orofino, Edmilson e grande elenco cebiano!

    Abraço, Ré-vé-reeeeeeeen-do!!!

    Zé Luiz (o "gordinho").

    ResponderExcluir
  3. Tá chegando o dia hein! Desejo muitaLuz nesta caminhada...
    Izalete - ES

    ResponderExcluir
  4. A igreja contemporânea precisa entender que o evangelho genuíno é caracterizado por ações e atitudes, que priorize acima de tudo a justiça e seja capaz de operar transformações numa sociedade decadente tanto moral quanto espiritualmente tanto pela pregação como pela denúncia que demonstre a insatisfação e o desagrado por este estado de coisas, verdadeiramente devemos nos manifestar como voz profética e também através ações que certamente agradam o coração de Deus.

    ResponderExcluir