sábado, 14 de novembro de 2009

Duque de Caxias pertence a Poseidon

Estamos falando da cidade que tem o 15º PIB do Brasil, o 2º do Estado do Rio. Duque de Caxias tem, segundo o Censo 2008, 864.392 habitantes - e R$ 21.000,00 de PIB per capta! Essa deveria ser uma cidade modelo. Mas não é. E as enchentes dessa semana nos ajudaram a ver isso de maneira mais contundente.

Duque de Caxias vive o fenômeno da multiplicação de igrejas evangélicas, com crescimento explosivo do número de convertidos. É comum, em qualquer rua ou avenida da cidade, a presença de inúmeros templos, quase sempre lotados. Mais um motivo, poder-se-ia dizer, para imaginar uma cidade que encarnasse os valores do Evangelho. No entanto, sou forçado a questionar o que se alardeia com tanta pretensão: "Duque de Caxias pertence a Jesus!". Pode até ser, num sentido exclusivamente dogmático, mas as recentes enchentes nos mostram um município com a cara de Poseidon, o deus dos mares e das águas.

É justamente na pretensão evangélica que reside minha indignação. Preciso saber quantos/as pastores/as e líderes de igrejas evangélicas ocupam seus púlpitos neste momento para questionar as autoridades públicas quanto ao quadro cruel e desumano, criado não pela chuva, mas pelo abandono e pela ausência do poder público. Preciso saber quantos/as colegas, nesse momento, choram com suas ovelhas e as orientam na luta por mudanças profundas em sua cidade. Preciso saber porque desconfio que a voz da igreja anuncia a Barra da Tijuca como prêmio para os "fiéis a Jesus", e se contenta em consolar os que por ora "são provados em sua fé". Então, amigos/as pastores/as, o que essas imagens exigem de nós, seguidores/as de Jesus?
Preciso desesperadamente saber se amanhã vozes proféticas denunciarão o descaso do poder público ou vozes loucas reclamarão da parada gay. Preciso saber...

Parece óbvio que existe um grande problema em nossa reflexão teológica. Parece óbvio, também, que dizer às pessoas das fotos acima que um "maravilhoso céu as espera" é absolutamente desnecessário, covarde, alienante e, por que não, demoníaco.

Perdoem-me a indignação e dureza das palavras. Repito-as para mim mesmo todos os dias. Penso que Jesus, entre nós, faria um chicote e nos expulsaria da igreja.

No meio disso tudo, não posso deixar de comentar o que é um claro sinal do Deus da Vida para cada um/a de nós.
Essa é uma imagem messiânica. Vejo, nessa criança resgatada da enchente, o Menino Jesus... Ou quem sabe Moisés. É dela que minha Bíblia fala. É isso que meu Deus me fala.

Procuro, na multidão, pedir ao Senhor que me ajude a identificar o Cristo (Mateus 25)... Mas também o Herodes, o faraó...

Para o Natal que se avizinha, já montei meu presépio!

4 comentários:

  1. Delegar o poder de decisão aos outros já é algo em si controverso... fazer isso com Zito já é o cúmulo! Mas também, que ferramentas o povo tem para aprender isso? A TV? A escola pública? ...

    ResponderExcluir
  2. Na literatura árabe Jesus diz: "Construa sua casa no caminho das enchentes!"; será que nosso povo é árabe? Zíbia Gasparetto diz:"Nas leis do universo não existem vítimas..."; será que a exemplo de Édipo o povo é culpado de ser inocente? Se a Justiça Divina nunca deixa de funcionar... Quem nasceu primeiro, afinal, o ovo ou a galinha?
    Inalda-Pb

    ResponderExcluir
  3. De fato!!!

    A última imagem serviria perfeitamente de presépio!

    Outra coisa revoltante é que em todo o país houve enchentes este ano! Santa Catarina é o Estado que mais sofreu! Mas houve enchente aqui (Rio Grande do Sul), em Minas Gerais, Espírito Santo (ela quase nos atingiu lá) e tantos outros lugares mais!

    Entretanto, bastou dar enchente em SP que a grande mídia se alvoroçou todinha! Umas para cobrar as autoridades, outras para semear o clima apocalíptico tão em voga nos nossos dias!

    E os outros Estados? Sou paulista de nascimento e de coração! Mas me envergonho com essa super-valorização de SP e invisibilidade do restante do país!

    Natal é nascimento! Lembrar disso deveria automaticamente nos fazer lembrar que Deus é (não foi) verdadeiro Homem! Ela não passou por uma experiência humana! Ele se tornou um de nós, em carne e osso!!!

    É preciso resgatar urgentemente a condição humana de Jesus para poder também descoisificar a pessoa humana! Enquanto homens e mulheres forem encarados como números, como coisas, não irão fazer falta! Ninguém se comoverá de ver as vizinhas e vizinhos serem tragados pelas enchentes, pois coisas são substituíveis!

    Triste constatação, né!? Mas só o fato de chegar a essa conclusão traz pra mim uma luz no fim do túnel...

    Feliz Natal!!!

    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir