sábado, 4 de julho de 2009

Multiplicando o rebanho...


Car@s amig@s que lêem este Blog... O que aqui será dito não pretende revolucionar a reflexão sobre o estado de coisas em que vivemos. "Não há nada novo debaixo do céu"...

Contudo, "não posso deixar de falar do que tenho visto e ouvido".

Existem inúmeros MCA's (Master of Church Administration) disponíveis no mercado religioso, e um deles resolveu me convidar para um curso. Não só a mim, mas a todos, no masculino mesmo, que são meus colegas de trabalho. "Todos no masculino mesmo" porque o convite partiu de uma fraternidade de pastores, ligada à denominação a que pertenço, que é capaz de, em pleno presente século, fazer distinção entre homens e mulheres na Igreja.

Pois é. Essa fraternidade envia uma carta aos pastores machos para convidá-los a participar de um retiro, onde outros pastores machos compartilhariam os segredos da multiplicação de seus rebanhos. Exatamente. Nossos colegas pastores estão utilizando tecnologias reprodutivas em suas igrejas (novidade). Assim, nada melhor do que dividir com outros criadores o milagre da multiplicação, garantindo um mercado consumidor de seus "gametas abençoados". Pensem nas vantagens das técnicas reprodutivas: "evita os custos e os riscos da manutenção de touros na propriedade, assim como os gastos periódicos de aquisição de novos reprodutores; permite o uso de material genético de melhor qualidade e até importado; possibilita a realização de acasalamentos direcionados e a escolha do melhor reprodutor para cada fêmea; elimina o risco de transmissão de doenças (...); permite o melhor controle da reprodução e agrega valor ao rebanho (http://www.asbia.org.br/?empresa/noticias_ler,61). Ou seja: tudo o que nós, pastores, precisamos.

Permitam-me reproduzir, com algumas alterações nos nomes dos palestrantes, a carta-convite: "... estarão falando os pastores: Pr. Dr. Peter Drucker, homem que revolucionou a administração do North Seminary; Pr. Jack Welch, que dirije a PIB de algum lugar que vive um crescimento maravilhoso. Somente até maio sua igreja realizou 125 batismos. Hoje a igreja conta com 3.000 membros, sendo que há cerca de 10 anos contava apenas com 300 membros; Pr. Bill Gates, da igreja de Miami, que tem forte e abençoada estrutura...".

Estamos ou não falando de rebanhos?

3 comentários:

  1. Ai, que confusão...

    Os senhores pastores estão engravidando as fiéis??? Num tô entendendo, hehehehehe...

    Vi uma entrevista de um pastor cuja denominação (intencionalmente) me esqueci! Dizia ele que a estratégia para continuar "evangelizando" na Reserva Raposa Serra do Sol foi "converter" e "ordenar" alguns índios! Agora eles se encarregam de continuar a "missão" naquelas terras onde os brancos não podem (oficialmente) chegar!

    Não chegamos fisicamente, mas continuamos "mijando" no muro deles! Francamente... E depois se fala do extermínio dos índios, nos passado, com a "bênção" da Igreja Católica! Não é a mesma coisa???

    Paz & Bem!!!

    ResponderExcluir
  2. É difícil não odiar os batistas. Aliás, é difícil não odiar os "crentes" em geral e em seu sentido mais amplo. Como dizia Rorty, "as igrejas são perigosas para a saúde das sociedades democráticas". O proselitismo é uma doença. Que bom que ainda existe pastores e líderes eclesiásticos que pensam diferente. Por outro lado, pobre destes, pois logo logo estarão com suas igrejas vazias, esmagadas pela concorrência clientelista e proselitista, em busca de novidade e histeria. Existe alguma solução para este dilema?

    ResponderExcluir
  3. Amigo esta cada dia mais dificil...recordo que qdo eu ainda cursava teologia...todos os meus colegas seminaristas recebiam livros e ajuda de custo...O projeto era conhecido como biblioteca do pastor..uau a qual eu como unica mulher da sala nao podia participar..agora mais essa...Caracas!!! o que sera que a classe masculina tem contra nos mulheres? Um grande abraço...

    ResponderExcluir